sábado, 17 de agosto de 2013

ESCOLHAS


 
Havia um homem que tinha um filho.  Devido ao fato de sua esposa não poder conceber por um tempo, foi um evento enorme quando o pequeno pedaço de alegria nasceu. Aquele homem amava seu filho mais do que a própria vida e agiu assim por toda a vida da criança.  Estamos falando de Abraão e Isaque.
No livro de Gênesis, nós lemos sobre dois incidentes na vida de Abraão que teriam uma profunda influência nas gerações futuras.
Vamos conhecer a história, a partir do momento em que Abraão (ainda chamado Abrão) muda-se para o Egito.

1⁰ Mentira(Abrão).Gênesis 12: 10-13
 
Como esperado, os homens no Egito perceberam a beleza de Sarai. Na verdade, o próprio Faraó foi avisado da chegada daquela jovem atraente na cidade e ele a tomou para si. Mentira lucrativa: Gn 12.16

Pelo fato de o Faraó ter tomado conhecimento de que Abrão era de Saraí, ele foi bem tratado. Faraó deu servos a ele e concedeu-lhe poder e, assim, livrou-se do perigo.
MAS FARAÓ DESCOBRE A MENTIRA – Genesis 12:17-20.

Abrão, este grande homem de fé, mentiu sobre sua bela esposa, Sarai, para proteger a própria pele. Claro que todos nós fazemos algo errado de vez em quando. Certamente Abrão aprendeu sua lição e evitou erros futuros, certo? Não exatamente.
Poucos capítulos mais tarde, logo após Deus mudar seu nome para Abraão, vemos outro incidente.

2 Mentira (Abraão). Gn 20:1-7
 
Difícil de acreditar, não é? Abraão cometeu o mesmo erro novamente, colocando mais uma vez outro líder e sua nação em perigo. Mas um modelo decepcionante havia desenvolvido na vida de Abraão, revelando uma grande falha de caráter.
O modelo de decepção na vida de Abraão foi focado na vida de seu amado filho Isaque, e também além dele.
Isaque – vivendo em Gerar, a mesma nação em que seu pai criara certa confusão algum tempo atrás, mostra-se com o mesmo comportamento.

Agora 1 Mentira (Isaque) - Gn 26:6-7

Isso é como um filme ruim. Isaque pecou contra Rebeca, da mesma forma como seu pai pecara contra Sara anos antes. Isso acontece na mesma cidade, pelo mesmo motivo patético – auto preservação! Felizmente o Senhor, mais uma vez orquestrou eventos para evitar uma tragédia. Gn 26:8-10.
Mas não ficou por aí – Miseravelmente, o ciclo de mentiras iria crescer na vida de seus filhos e netos. Ao aproximar-se do final de sua vida, Isaque decidiu que estava na hora de transferir a responsabilidade patriarcal para seu filho mais velho, Esaú ( O costume antigo era colocar a mão sobre o filho mais velho como símbolo de bênção e transmissão dos bens herdados).

2 Mentira (mãe e filho)– Gn 27:6-10.
 
Eles prepararam a refeição; Disfarçaram Jacó para se parecer mais masculino como seu irmão; E continuaram a enganar Isaque. Preste bastante atenção no quão suave, esperto e irreverente Jacó se tornou quando o momento da decepção chegou. Gn 27: 18-21.
Isaque tocou a mão de Jacó, Rebeca havia disfarçado usando pelo de animal. Como Jacó parecia Esaú, mas falava como Jacó, Isaque ficou confuso. Para ter certeza, ele perguntou novamente a Jacó se ele realmente era Esaú. Gn27:24. Jacó mentiu intencionalmente para seu pai, assim como seu pai e avô. Consequência – uma grande rixa severa entre irmãos.

O CICLO DE MENTIRA NÃO TERMINOU COM JACÓ.
 
Com ciúmes do seu irmão mais novo, o décimo filho de Jacó vende o próprio irmão como escravo e depois mente para seu pai, dizendo que José foi comido por um animal selvagem. Gn 37: 27,31-33.
ABRAÃO NUNCA PENSOU EM MACHUCAR SEUS FILHOS E NETOS. Porém, o que parecia ser uma pequena falha de caráter dele, teve um impacto profundo ao longo de diversas gerações. Jacó e Isaque e os outros fizeram as próprias escolhas. Eles não foram vítimas. Não podem culpar Abraão por seus pecados. Mas eles parecem ter sido muito influenciados pelo ciclo negativo que ele começou.
 
PASSANDO ADIANTE ALGO POSITIVO
 
A verdade sobre ciclos negativos é igualmente verdade nos ciclos positivos. É possível sair de um ciclo ruim e lançar uma nova era de coisas boas para você e para as gerações futuras.

QUEBRA DO CICLO DE MENTIRAS
 
Como vimos, o pecado de Abraão impactou seu filho, seu neto e seus bisnetos. Mas nem todos eles. O décimo primeiro filho de Jacó, NÃO. Em resumo, José quebrou o ciclo de traição e decepção.

Vejamos:

Primeiro um resumo da vida de José: Após ser vendido como escravo, ajudou seu Senhor a obter muito sucesso. Gn 39: 3-5; Fiel ao seu Senhor, foi vítima de uma mentira da esposa de Potifar. Gn 39: 7-8; Ganhou o respeitodo responsável pela prisão foi promovido para uma posição importante (dentro da prisão). Gn 39: 21-24; Interpreta o sonho de Faraó e é promovido para segundo posto na posição de comendo, ficando apenas abaixo de Faraó. O que fez a diferença na vida de José? Ler: Gn 50:15-18

Observe que seus irmãos ainda não haviam quebrado o padrão de decepção. Até agora mentiam, dizendo que o pedido viera de Jacó. Mas José se recusa a ficar preso ao passado. Gn 50: 19-20.
CONCLUSÃO

 A pergunta que devemos fazer é se vamos repetir os mesmos erros, e se o fizermos, como poderemos quebrar o ciclo, assim como José? Existe um impacto do pecado pode acompanhar gerações... Por exemplo:
Pessoas criadas em casas de alcoólatras, tendem a desenvolver o mesmo pecado ou consequência. Ou uma alta porcentagem daqueles que sofreram abusos quando crianças, abusam dos próprios filhos. Podemos quebra este ciclo através de uma conversão genuína. Ex 20:5-6. A boa notícia é que o impacto santo também vai de geração a geração. RM 3:23-24 / 6:23 - João 3:16-18.
Uma vez que tenhamos estabelecido um relacionamento correto com DEUS, então estaremos prontos para começar a aplicar o Principio do Legado, para que funcione em benefício de nossos filhos, gerações. RESULTADO? Uma geração inteira salva da morte certa é sua família preservada por muitas gerações.

Jander Costa.
 

Mensagem extraída do livro " A fé começa em casa".
Kurt Bruner * Steve Stroope.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.