segunda-feira, 15 de junho de 2009

O DIA EM QUE OS CORAJOSOS SUMIRAM E OS MEDROSOS APARECERAM



Texto: João 19.32-42


INTRUDUÇÃO:


Contraste é uma diferença entre duas coisas (ou pessoas).
A Bíblia é um livro de contrastes:

Um contraste interessante é a diferença entre a atitude de Nicodemos e José de Arimatéia e a dos apóstolos de Jesus na ocasião da Sua morte. Este é o contraste entre o antes e o depois destes dois grupos – os dos discípulos públicos e dos discípulos ocultos.
Vamos refletir sobre um dia específico na história bíblica em que os corajosos sumiram e os medrosos apareceram.


I. OS CORAJOSOS SUMIRAM:


Quais foram os corajosos que sumiram?

Os Apóstolos!

Em várias ocasiões demonstraram coragem. Por atitudes e palavras. Exemplos:

Quando atenderam ao chamado de Jesus e por isso deixaram tudo para segui-lo.

- Palavras de Tomé – João 11.16

Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.

- Palavras de Pedro – João 13. 36,37

VS 36 - Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás.
VS 37 - Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.

Mas no dia em que JESUS mais precisou deles, sobre a qual eles afirmaram estar preparados, SUMIRAM:

- Pedro – João 18.17,25,27.

VS 17 - Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.
VS. 25 - E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.
VS 27 - E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.

-Os outros – João 20.19

VS 19 - Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

- Mateus 26.56

VS 56 - Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.

Por 3 anos eles estiveram destemidamente acompanhado JESUS a qualquer lugar onde fosse, mesmo que isto representasse perigo.

Mas, houve uma ocasião na história em que eles sumiram. E quando os corajosos sumiram...


II. OS MEDROSOS APARECERAM:


Quem eram esses medrosos?

João 3.1,2 .

VS 1 - E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
VS 2 - Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

NICODEMOS era um fariseu, um líder religioso da época, uma autoridade entre os judeus ou membro do Sinédrio. Embora o texto original não diga isso, muitos entendem que isso foi porque ele temia seus colegas líderes religiosos.

COMENTAR: Em uma ocasião ele esboçou alguma coragem, mas se calou quando foi ridicularizado ( João 7.45-53).

João 19.38.

Primeira vez que João refere-se a ele.

VS 38 - Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.

O que explica tal ocultação? João 12.42,43.

VS 42 - Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
VS 43 - Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus; ou seja, Preferiram a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.
José de Arimatéia e Nicodemos eram medrosos. Mas, a história destes dois não termina assim.
No momento mais critico da história de Jesus, os corajosos sumiram, e os medrosos aparecem – e foi justamente Nicodemos e José de Arimatéia.

OBS: Este fato foi tão importante que os 4 evangelhos o registraram.

Curiosidade:

Aparentemente os romanos deixavam os corpos na cruz para apodrecer. Se José de Arimatéia e Nicodemos não tivesse feito o que fizeram, o corpo de Jesus poderia ter se deteriorado consideravelmente antes do fim do sábado ( se não fosse tirado antes do por do sol da sexta, só poderia ser tirado depois do por do sol do sábado), pouco mais de 24 horas após sua morte. Ou ter sido lançado em algum lugar, ou até ter sido queimado.

Eu faço uma pergunta:

Para onde iria o corpo de Jesus? A privação de sepultamento era uma tragédia e grande desonra para os judeus. Talvez José e Nicodemos foram motivados por este fato.


Primeiro: Dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus” ( Marcos 15.43).

VS 43 - Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.
Deixou o medo e corajosamente enfrentou o perigo de rejeição e perda de posição para fazer algo pelo MESTRE.

Segundo: Comprou um lençol ( Marcos 15.46) .

VS 46 - O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro.

Terceiro: Doou seu túmulo novo ( Mateus 27.57-60).

VS 57 - E, vinda já à tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus.
VS 60 - E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.

Eles prepararam de forma especial o corpo de JESUS. No processo de sepultamento, o corpo era lavado, ungido, enrolado em faixas de linho, preservado com especiarias.
A quantidade de mirra e aloés era extraordinariamente grande – semelhante à quantidade usada para preparar corpos de reis para o sepultamento.

JESUS foi sepultado como um rei por estes dois homens.


CONCLUSÃO:


Este dois exemplos são fantásticos: Primeiro aproximaram não só a Nicodemos e a José, mas ao Ladrão, o homem que carregou a cruz, alguns soldados... Para o centro da vontade Dele.
E Segundo os mesmos discípulos que confessaram sua fé diante do Mestre o abandonaram, por algum tempo.

Podemos ter duas atitudes em meio à crise:

- DESISTIR – “Um homem não está acabado quando enfrenta a derrota. Ele está acabado quando desiste.” Richard Nixon

- PERSEVEVAR – “Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Fazer ou não algo só depende de nossa vontade e perseverança.” Albert Einstein


Querido mesmo que você não esteja 100% em sua jornada (o que é difícil). Talvez esteja fraco, desanimado e triste, precisamos olhar para o ALVO-CRISTO.

Enquanto alguns ficam paralisados devido à crise, para outros ela torna um combustível para buscar a Deus e esperar sem sombra de dúvida a Sua resposta.


É isso que eu e você precisamos – buscar a DEUS E A SUA VONTADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.