quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Maná do Senhor

Texto Bíblico: Êxodos 20.17: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo”.

Reflexão: Segundo o apóstolo Tiago, a cobiça é a fonte primária do pecado, porque a nossa tentação é fruto da nossa cobiça, pois ela nos atrai e nos seduz, e quando a consumamos damos luz ao pecado e isto causaria a nossa morte. Nós somos bombardeados todos os dias com anúncios, propagandas que nos passam visões maravilhosas, que geram sonhos e desejos. O desejo em si não é errado, muito pelo contrário, alguns ou a maioria dos nossos desejos são sadios e pertinentes à nossa necessidade. Nós gostaríamos de ter uma casa melhor, uma conta bancária mais gorda, um carro do ano, um marido mais carinhoso, uma esposa mais atenciosa, ou alguns quilos a menos... São todos os desejos sadios e, portanto, lícitos de se buscar. O que faz a diferença ao contrário e torna-os cobiça ou um desejo equivocado, é quando para conquistá-los nós usamos meios ilícitos. Muitas vezes, temos negligenciado este mandamento, tornando-o menos importante, mas Jesus já nos advertia que era melhor entrar no reino dos céus sem um dos olhos, do que perder todo o corpo. Alguém já disse que os olhos são o espelho da nossa alma. Se os nossos olhos são invejosos, é porque eles refletem uma alma invejosa. Nossas relações estão, a cada dia, mais frágeis. Trocamos o que nos incomoda o mais rápido possível. Amigos, casamentos tornaram-se bens de consumo e, portanto, sujeitos à mesma regra de mercado: apareceu um novo, nós trocamos. Temos que nos livrar desta ilusão, pois a cobiça nos ilude, pois achamos que o novo, o belo e o bonito, são dos outros; nunca os nossos. A cobiça também é gerada em nosso coração pelo nosso receio de que não podemos dar certo. Muitas vezes, lutamos com nossas próprias mãos, tentando construir nosso futuro, olhando através das nossas ilusórias lentes, andando sobre caminhos construídos por nossas ambições. Com isso, perdemos o contato com o Senhor e quando nos voltamos a Ele, não permitimos sua ação nas nossas vidas. Para vencer a cobiça, precisamos resistir a ela até a morte, não nos iludindo com seus chamados atraentes e nem tendo medo do nosso futuro, pois se pertencemos ao Senhor, Ele cuidará de nós. Sempre sendo grato e confiando continuamente no Senhor, pois a gratidão e a confiança aliviam a nossa alma da ansiedade e nos faz poder provar da paz do Senhor.
Oração: Senhor amado, quantas vezes perdemos a capacidade de discernir onde são postos os nossos sonhos. Negamos a tua direção e terminamos nos afastando da Tua vontade e da Tua palavra. Perdoa-nos e ensina-nos a viver sob a Tua vontade para que a nossa vida vá bem e possamos ser considerados Teus filhos. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!
O Maná do Senhor
Por Fred Souto+
Conheça o Blog do Maná: www.omanadosenhor.blogspot.com
Secretaria Episcopal
Diocese do Recife - Comunhão Anglicana
Escritório Maceió - AL(das 8h às 13h)
Visite nossa página:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.